APRENDA A TOCAR E CANTAR

História e técnica

Canto

1/2

página de Claves - Cursos de Música

Classificação das vozes humanas.

Dicas da página "Somos Música"

Dicas de cantora profissional para melhorar seu canto.

Dicas da página "Descomplicando a Música"

Dicas para cantar com técnica.

Please reload

PARA SABER MAIS

O CANTO

Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. Aquele que executa o canto ou, simplesmente, canta, é chamado de cantor. O cantor que está à frente de uma banda de música popular é, comumente, chamado de vocalista.

Os cantores apresentam músicas - cançõesáriasrecitativos etc., que podem ser cantadas com acompanhamento de instrumentos musicais ou a capela. O canto pode ser praticado “solo” ou em duetostriosquartetos etc. Pode também ser praticado em grupo, como num coro em uníssono ou composto por diferentes naipes.

Em seu aspecto físico, o canto tem uma técnica bem definida que depende do uso dos pulmões, que agem como uma fonte de ar; do diafragma, que age como um fole; da laringe, que atua como um instrumento de palheta ou vibrador; do tórax e cavidades da cabeça, que têm a função de um amplificador, como um tubo num instrumento de sopro; e da língua, que, juntamente com o palatodentes e lábios, articulam e impõem consoantes e vogais ao som amplificado. Embora estes quatro mecanismos funcionem de forma independente, são, no entanto, coordenados no estabelecimento de uma técnica vocal e são feitos para interagir uns sobre os outros.

As duas pregas vocais (ou cordas vocais) são um tecido musculoso, situadas no interior da laringe. O expulsar do ar por elas as fazem vibrar produzindo o som pelo qual nos comunicamos. 

REGISTRO E EXTENSÃO VOCAL

Um registro vocal é uma série especial de sons, produzidos no mesmo padrão vibratório das pregas vocais e que possuem a mesma qualidade. Esses registros são originários da laringe e ocorrem porque as pregas vocais são capazes de produzir vários padrões vibratórios diferentes. Cada um destes padrões vibratórios aparece dentro de uma extensão de alturas e produz sons de determinada característica.

EXTENSÃO VOCAL

Extensão vocal refere-se ao conjunto de todas as notas que um cantor consegue articular, independente da qualidade dessa articulação. A extensão tem, portanto, uma abrangência maior que a tessitura. Enquanto que a extensão representa todas as notas fisicamente realizáveis, a tessitura refere-se às notas mais apropriadamente realizadas no que tange a qualidade da emissão.[1] Sendo assim, um cantor poderá articular notas fora de sua tessitura mas jamais realizará notas fora de sua extensão vocal.

PESQUISE MAIS:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Canto_(música)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Extensão_vocal

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cordas_vocais

HOME

PORTAL CPII EDUCAÇÃO MUSICAL

DEPOIMENTOS

Ex-alunos falam sobre suas experências no Pedro II

LINKS

FICHA TÉCNICA

FALE COM A GENTE

Please reload

ALUNO

HISTÓRIA DA MÚSICA

Música Popular Brasileira, Música Ocidental, Principais Compositores

ELEMENTOS DA MÚSICA

Parâmetros do Som, Paisagem Sonora, Textura e Forma

INSTRUMENTOS MUSICAIS

Cordas, Sopros, Percussão, Orquestra Sinfônica

HINOS

APRENDA A TOCAR E CANTAR

INTERATIVOS

Please reload

PROFESSOR

APOSTILAS

PUBLICAÇÕES

Teses, Dissertações, Monografias, Artigos

AULAS

PROVAS

GRUPOS DE PESQUISA

GTECEM

Please reload

 

Entre em contato!

Estamos disponíveis para trocar.

 

educamusicacp2@gmail.com

INSCREVA-SE
COMPARTILHE O PORTAL

FALE COM A GENTE

APOIO
PATROCÍNIO

RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE 

NO NAVEGADOR Google Chrome