
APRENDA A TOCAR E CANTAR
História e técnica
Canto
Dicas da página "Somos Música"
Dicas de cantora profissional para melhorar seu canto.
PARA SABER MAIS

O CANTO
Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. Aquele que executa o canto ou, simplesmente, canta, é chamado de cantor. O cantor que está à frente de uma banda de música popular é, comumente, chamado de vocalista.
Os cantores apresentam músicas - canções, árias, recitativos etc., que podem ser cantadas com acompanhamento de instrumentos musicais ou a capela. O canto pode ser praticado “solo” ou em duetos, trios, quartetos etc. Pode também ser praticado em grupo, como num coro em uníssono ou composto por diferentes naipes.
Em seu aspecto físico, o canto tem uma técnica bem definida que depende do uso dos pulmões, que agem como uma fonte de ar; do diafragma, que age como um fole; da laringe, que atua como um instrumento de palheta ou vibrador; do tórax e cavidades da cabeça, que têm a função de um amplificador, como um tubo num instrumento de sopro; e da língua, que, juntamente com o palato, dentes e lábios, articulam e impõem consoantes e vogais ao som amplificado. Embora estes quatro mecanismos funcionem de forma independente, são, no entanto, coordenados no estabelecimento de uma técnica vocal e são feitos para interagir uns sobre os outros.

As duas pregas vocais (ou cordas vocais) são um tecido musculoso, situadas no interior da laringe. O expulsar do ar por elas as fazem vibrar produzindo o som pelo qual nos comunicamos.
REGISTRO E EXTENSÃO VOCAL
Um registro vocal é uma série especial de sons, produzidos no mesmo padrão vibratório das pregas vocais e que possuem a mesma qualidade. Esses registros são originários da laringe e ocorrem porque as pregas vocais são capazes de produzir vários padrões vibratórios diferentes. Cada um destes padrões vibratórios aparece dentro de uma extensão de alturas e produz sons de determinada característica.
EXTENSÃO VOCAL
Extensão vocal refere-se ao conjunto de todas as notas que um cantor consegue articular, independente da qualidade dessa articulação. A extensão tem, portanto, uma abrangência maior que a tessitura. Enquanto que a extensão representa todas as notas fisicamente realizáveis, a tessitura refere-se às notas mais apropriadamente realizadas no que tange a qualidade da emissão.[1] Sendo assim, um cantor poderá articular notas fora de sua tessitura mas jamais realizará notas fora de sua extensão vocal.
PESQUISE MAIS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Canto_(música)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Extensão_vocal
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cordas_vocais