HISTÓRIA DA MÚSICA

Música Popular Brasileira

A Época de Ouro do rádio brasileiro

Entre 1940 e 1950, a música popular brasileira viveu um momento de especial riqueza, tendo como principal meio de difusão o Rádio. Inúmeros artistas (compositores e cantores) tornaram-se famosos com os programas de auditório levados aos ouvintes pelas ondas do rádio. Naquela época, não havendo televisão, os jovens brasileiros estavam sintonizados diariamente às principais emissoras de rádio, cujos prefixos sempre iniciavam com um PR (de prefixo). A primeira rádio brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (cujo prefixo era PRA-A), que entrou no ar em 1923. O pioneiro do rádio no Brasil foi Roquette Pinto. 

 

 

A RÁDIO NACIONAL

A partir dos anos 1940 começaram a aparecer outras emissoras como a Rádio Mayrink Veiga e a Rádio Nacional. Esta última se tornou a mais popular de todas, principalmente por causa da programação musical, por conta dos famosos programas de auditório apresentados por Ary Barroso e César de Alencar, entre outros. A Rádio Nacional, entre outros programas famosos, teve em sua programação o lendário programa PRK-30. Nas fotos o edifício da Rádio Nacional na Praça Mauá, centro do Rio, um programa de auditório com orquestra nos anos 40 e os protagonistas do PRK-30, Lauro Borges e Castro Barbosa.

 

 

PRK-30

O PRK-30 foi, sem dúvida, o maior programa de rádio de todos os tempos no Brasil. Dois dos maiores humoristas brasileiros, Lauro Borges e Castro Barbosa, estavam à frente desse programa de humor, que estreou na rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1944. O prefixo PRK-30 referia-se a uma suposta rádio pirata, onde dois speakers, Megatério Nababo D`Alicerce (Castro Barbosa) e Otelo Trigueiro (Lauro Borges), apresentavam notícias de hilariantes personagens de correspondentes internacionais, cantores internacionais, calouros, todos protagonizados por eles dois. PERDIGÃO, Paulo.”NO AR PRK-30”. Rio de Janeiro, Ed.Casa da Palavra, 2007. 

 

 

A PROGRAMAÇÃO NAS RÁDIOS BRASILEIRAS NA ÉPOCA DE OURO

A programação das rádios como a Nacional consistia em programas de música, rádio-novela, programas de humor, programas esportivos, todos realizados ao vivo em seus auditórios abertos ao público. Na programação musical, os cantores se apresentavam acompanhados de orquestras ou conjuntos musicais, muitas vezes com o auditório lotado. A Rádio Nacional foi responsável pelo sucesso de inúmeros artistas, entre cantores e compositores.

 

 

CANTORES E CANTORAS: OS ÍDOLOS DO RÁDIO NO BRASIL

O Rádio brasileiro lançou inúmeros artistas, entre compositores e cantores. Nas fotos abaixo podemos ver alguns deles: Emilinha Borba, Carmen Miranda, Orlando Silva, Sílvio Caldas e Francisco Alves.

 

 

site acervo

Digitando os nomes dos cantores da Era do Rádio na base de dados do acervo IMS, é possível escutar inúmeras canções destes intérpretes. Tente buscar por Carmem Miranda. Emilinha Borba, Marlene, Francisco Alves, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Isaurinha Garcia, Ary Barroso.

FONTES

Imagens

www.acasadocolecionador.com
www.brasil247.com
www.youtube.com
www2.camara.leg.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

PARA SABER MAIS

PARA VER E OUVIR

CHIQUITA BACANA

por Emilinha Borba

LATA D'ÁGUA

por Marlene

CAMISA LISTRADA

por Carmem Miranda

Please reload

HOME

PORTAL CPII EDUCAÇÃO MUSICAL

DEPOIMENTOS

Ex-alunos falam sobre suas experências no Pedro II

LINKS

FICHA TÉCNICA

FALE COM A GENTE

Please reload

ALUNO

HISTÓRIA DA MÚSICA

Música Popular Brasileira, Música Ocidental, Principais Compositores

ELEMENTOS DA MÚSICA

Parâmetros do Som, Paisagem Sonora, Textura e Forma

INSTRUMENTOS MUSICAIS

Cordas, Sopros, Percussão, Orquestra Sinfônica

HINOS

APRENDA A TOCAR E CANTAR

INTERATIVOS

Please reload

PROFESSOR

APOSTILAS

PUBLICAÇÕES

Teses, Dissertações, Monografias, Artigos

AULAS

PROVAS

GRUPOS DE PESQUISA

GTECEM

Please reload

 

Entre em contato!

Estamos disponíveis para trocar.

 

educamusicacp2@gmail.com

INSCREVA-SE
COMPARTILHE O PORTAL

FALE COM A GENTE

APOIO
PATROCÍNIO

RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE 

NO NAVEGADOR Google Chrome